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Trade Marketing Digital


O Trade Marketing é um composto de estratégias e ações importantes no processo da escolha e compra de um produto.

São detalhes que fazem a diferença para chamar a atenção do consumidor, desde o posicionamento em gôndolas à sua apresentação e preço. É a forma como o produto

é visualizado, gerando desejo e a vontade de compra.


Para que esse processo funcione, existem alguns pilares que devem ser seguidos, como a disponibilidade do produto no ponto de venda, saber onde coloca-lo e em qual região oferecê-lo (seu produto precisa se sobressair ao concorrente e chamar a atenção para si); saber colocar o seu preço e o valor de mercado da sua marca e por último, para fechar esse processo de atração, a promoção. Ações promocionais, quando bem pensadas, podem trazer um bom resultado e convencer o cliente a optar pelo seu produto.


E como traduzimos o trade marketing para o mundo digital?


O processo é praticamente o mesmo, porém utilizamos a tecnologia para atingir, atrair e conquistar o consumidor. A grande diferença, é que no mundo digital, não temos aquele vendedor simpático, explicando as qualidades do produto, mostrando as variações da marca, portanto, temos que oferecer páginas perfeitas ao nosso cliente, temos que encantá-lo.


No trade marketing digital, devemos seguir os seguintes passos:


Primeiro, fazer uma análise de mercado, verificar em quais localidades estão os seus consumidores e onde você consegue chegar para atendê-los. De nada adianta seu produto ficar visível à localidades onde você não faz entrega. A oferta tem que chegar ao cliente certo, para que sua empresa não perca tempo e dinheiro.

A maioria das compras online, são antecedidas de consultas através dos buscadores virtuais, portanto é sempre importante saber quanto do seu produto é buscado, e qual a relação dele com o concorrente.


Segundo: Qual o diferencial do seu produto? Se numa busca virtual, vários concorrentes aparecem, o que pode ser feito, para que o seu seja o escolhido?

Nesse momento, sua credibilidade conta e muito, comentários, imagens, informações são acúmulos que ajudam o cliente a entrar em sua página e analisar a sua oferta.

O primeiro passo então já foi dado, o cliente entrou em sua página, escolheu o seu produto e agora precisamos fazer com ele faça o caminho da compra.


E qual a melhor forma de fazer o cliente converter aquela pesquisa em compra?


Primeiramente, o detalhamento e especificidade do produto, como dito anteriormente, a página perfeita. Fotos variadas, informações técnicas, detalhes como peso, tamanho, cores, material produzido... Nesse processo, o muito é sempre pouco. Quando mais informação, mais seu cliente fica propenso a fazer a compra, afinal de contas, existem vários produtos similares na rede e o seu cliente tem que optar pelo seu.

Um próximo passo e não menos importante é o espaço onde os clientes falam das experiências de compra, mostram as fotos dos produtos, tiram suas dúvidas, comentam sobre a qualidade do item adquirido e o prazo de entrega. Isso mostra que sua marca é confiável e que tem uma prestação de serviço bem feita. A experiência do outro é um fator que ajuda e muito nesse processo de decisão e sem dúvida um detalhe muito importante e que pode fazer todo o diferencial.


Embutido nessa busca e conhecimento do artigo a ser comprado, entra o que chamamos de Omnichannel.


O consumidor é omnichannel, ou seja, ele transita entre o ambiente online e o offline. A experiência tem que ser sempre atrativa, não importa onde esteja comprando. Muitas vezes, a pessoa busca um produto virtualmente e passa numa loja física, para vê-lo pessoalmente, tocá-lo ou experimentá-lo, antes de se decidir pela compra.

Segundo o google, 96% das pessoas pesquisam online, antes de decidir em qual loja física comprar, 95% pesquisam online para escolher produtos antes de comprar em uma loja física e 92% gastam tempo buscando sobre um produto online do que fazendo essa busca fisicamente.

Analisando esse processo, muitas empresas oferecem a opção de compra virtual e retirada na loja física. As empresas, cada vez mais estão entendendo a mudança do consumidor.


Passado todo esse processo de busca, análise e conhecimento do produto, outro fator que influencia, e muito, na escolha de uma loja é o preço. Como a oferta é muito grande, a não ser que você tenha um produto exclusivo e único, a comparação de preços, torna-se um dos pontos extremamente avaliados antes de se fazer uma compra. Virtualmente temos que avaliar, que o preço aumenta com o valor do frete, ou seja, é preciso ficar atento ao precificar sua peça e buscar sempre empresas de frete que ofereçam valores que te diferenciem do seu concorrente. Facilidade e formas variadas de pagamento, são pontos importantes neste momento.


Fazer promoções, como frete grátis nas compras acima de um valor específico, é um chamariz para o cliente. Ofertar pacotes do produto escolhido, com outras peças, chegando assim ao teto para frete grátis, pode criar uma grande vantagem nessas horas.

Ofertas de cupons, planos de fidelização, cupons de vantagens e o muito utilizado nos dias de hoje, o caschback, podem ser a cereja do bolo, aquele fator, que fará daquele cliente um novo consumidor e comprador vivaz da sua marca ou empresa.