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Embarque na era TIKTOK



O Tik Tok, pertence à empresa chinesa ByteDance e surgiu da aquisição do antigo Musical.ly; um aplicativo para pessoas postarem vídeos de dublagem de músicas.

O app é focado em vídeos curtos, de uso fácil e formado por um público de 54% de mulheres e 46% de homens; desses, 42% são jovens de 18 a 29 anos, 43% pessoas de 30 a 49 anos e 15% pessoas de 50 anos ou mais, segundo pesquisa da Opinion Box.


A plataforma mudou a forma como o mundo interage com os vídeos, assim como com a propaganda em redes sociais. Porém é preciso entender que ele não é viável para todo tipo de empresa. Antes do investimento, vale a pena fazer uma pesquisa e identificar se seu público-alvo é frequentador assíduo dessa mídia.


O TikTok vem crescendo a cada ano. Segundo a pesquisa da Panorama Mobile Opinion Box, ele é 4º aplicativo mais popular do Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp, Instagram e Facebook.

Seu estilo rápido e direto conta com um algoritmo super poderoso que monitora o tempo em que os usuários assistem a um vídeo, suas interações como curtidas, comentários e compartilhamentos, as hashtags e descrições que se interessam, o que faz com que o o app recomende publicações semelhantes com mais frequência.

Todas essas informações são importantíssimas se você quer embarcar comercialmente nesse aplicativo.


Mas, qual o primeiro passo a ser dado?


Primeiramente deve-se criar uma conta no TikTok for Business, que nada mais é , do que criar um perfil profissional para ter acesso às análises e informações sobre o desempenho do conteúdo e assim poder criar anúncios, analisar dados de desempenho e incluir botões do site e e-mail no perfil.


E como funciona o Tiktok Business?


O TikTok Business, ou TikTok Ads traz funções para administrar campanhas de marketing na rede social, e funciona como o Facebook Ads. Nele é possível definir o público-alvo pelos dados geográficos, pelo gênero, idade, localização , interesse e dispositivo utilizado; definindo o sistema operacional e preço do aparelho do usuário.


A própria empresa em sua página, já deixa claro como as instituições devem se portar ao anunciar “ Não faça anúncios. Faça TikToks.”, ou seja, as empresas deverão liberar seu lado criativo e gerar conteúdos que falem a língua dos tiktokers, acompanhem tendências, engajem usuários e se conectem com seus interesses.


E quais os tipos de anúncios podem ser criados no TikTok?


A plataforma tem várias formas para que as empresas apareçam e divulguem as suas marcas. Com formatos únicos, eles atraem e geram engajamento entre os usuários. Confira:


TopView


É um formato de vídeo, de até 60 segundos, que apresenta sua marca na melhor e mais destacada posição do tiktok, capturando a atenção do usuários com imagem, som e narrativa.

O TopView não aparece na tela dos usuários logo que abrem o aplicativo, mas sim, nas primeiras postagens do feed, depois de três segundos.


Brande Takeover


O Brande Takeover, são vídeos em tela cheia e são apresentados para o público que você escolher. Eles surgem na tela dos usuários assim que o Tiktok é acessado, causando um forte impacto visual para sua marca. Podem aparecer na página For You ( Para você), como um GIF, vídeo ou imagem, com um link direto para a página inicial da sua marca na plataforma. São compatíveis com arquivos em JPG de 3 segundos e vídeos de 3 – 5 segundos.


In-Feed Ads


São anúncios em vídeos com reprodução automática de até 60 segundos e com som. Aparecem entre vídeos de usuários ao percorrer a página "Para Você ( For You page)" e os usuários podem curtir, comentar , compartilhar, seguir, gravar vídeos com a mesma música, etc.

É um conceito muito parecido com os anúncios do Story do Instagram e tem a possiblidade de incluir uma call to action, chamada para ação.


Branded Hashtag Challenge


O Branded Hashtag Challenge é um formato único de engajamento, que explora a paixão do usuário pela criação e pela expressão.

Uma exclusividade do TikTok é o Desafio de Hashtag, que é uma campanha publicitária incrível e uma oportunidade de mostrar o seu negócio. Você pode convidar todos os usuários para participar e criar conteúdos com base no tema da sua campanha. Todos as hastags "Desafio" podem ser encontradas na página hashtag challenge.

Com taxa média de engajamento de 8,5% , através de curtidas, comentários e compartilhamentos, as empresas podem patrocinar estes posts, assim como usar oportunidades orgânicas. O importante é se divertir com este estilo de publicidade


Branded Effects


Filtros, quem não os ama?

O branded effects oferece uma experiência visual divertida e criativa que envolve a geração apaixonada por câmeras. O tiktok, permite que as marcar criem seus próprios filtros exclusivos, stickers e efeitos especiais dentro do aplicativo. É uma ótima maneira de interagir com os usuários, fazendo com que eles criem consciência da sua marca.

Anunciantes ainda podem elaborar máscaras faciais e objetos 3D da marca para outros usuários usarem em suas publicações em vídeo. Uma empresa de maquiagem, por exemplo, pode criar um filtro de batom ou rímel para promover seus produtos.


O efeito TikTok


Muitas empresas já enxergaram o potencial do Tiktok e vêm explorando a plataforma de maneira criativa .

Em 2020, a Nestlé abriu o seu primeiro recrutamento pela plataforma, para preenchimento de uma vaga de gerente de Marketing para a marca Nescau. A ideia era o candidato criar um vídeo, de no máximo 60 segundos, que deveria conter : uma música que o representasse, uma breve descrição pessoal e profissional, porque queria concorrer à vaga e o que poderia agregar à marca Nescau. Segundo Abner Bezerra, Head de Marketing de Nescau e Bebidas da Nestlé Brasil, a ideia era contratar uma profissional que quisesse fazer coisas novas e superar limites. No caso, produzir um vídeo criativo no TikTok e se vender seria o primeiro desafio desse profissional


Outras marcas que também criaram conteúdos exclusivamente voltados para o aplicativo, foram a Coca-Cola, Nike, Disney e Kit Kat , que investiram nos desafios e criaram vídeos publicitários.


Uma das vantagens do TikTok como canal publicitário é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados. Além disso, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que considera mais relevante para a campanha.

Dessa forma, a segmentação não é feita apenas pela relação dos usuários o que garante anúncios com maiores chances de interação e conversão