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A importância da presença digital no período de pandemia

O momento que estamos vivendo vem nos impondo a lidar com determinadas situações e desafios nunca

vividos. Desde 2020, estamos vivendo um momento que está marcando a nossa história, não só apenas por conta do enfrentamento aos impactos da pandemia e à crise que ela gera, mas também pela transformação digital que as pessoas e as empresas estão tendo. Estamos percebendo, dia após dia, que os comportamentos mudaram, assim como relações, hábitos e rotinas.


É sabido que autônomos, pequenas e micro empresas dependem da circulação do público e da presença física, porém na era digital e, principalmente, na era da COVID-19, é percebida a necessidade desses segmentos utilizarem as ferramentas digitais para concorrerem no mercado atual.


A pandemia trouxe novos desafios para esses segmentos, desde a falta de acesso ao capital até as tensões na prestação de serviços, que hoje exige um grau de cuidado e prevenção. Só que essa pandemia também mostrou que a presença no universo digital não é só legal para os negócios, como também essencial. Observamos que com o decorrer da pandemia, e a quantidade de dias que ela se estende, as empresas que possuem uma presença marcante no meio digital, estão melhores posicionadas no mercado, conseguindo sobreviver e prosperar.


Esse novo paradigma digital de comunicação e de divulgação dos serviços é importante para vários profissionais liberais, tais como: advogados, terapeutas, arquitetos, artistas plásticos, músicos, engenheiros, psicólogos, comerciantes, entre outros.


Separamos algumas dicas para divulgar o seu negócio e alguns argumentos para mostrar como é primordial ter um bom marketing digital durante a pandemia:


1 – NOVAS FORMAS E NOVOS PÚBLICOS

O marketing digital proporciona à empresa entrar em um nicho novo, versátil e com um público mais jovem, logo o investimento nessa área traz bons resultados.


2 – AGREGA MAIS VALOR AO SEU NEGÓCIO

O marketing digital possibilita à empresa e à marca, a possibilidade de apresentar mais características sobre o produto, possibilitando não somente a venda do produto em si, como a venda dos benefícios gerados por ele.


3 – CANAL DIRETO COM O PÚBLICO CONSUMIDOR

Quase 50% dos brasileiros gastam em média 650 horas por mês nas redes sociais. O Brasil é líder mundial em tempo gasto com as redes sociais. O que isso quer dizer? Hoje a maior parte das empresas abriram seus canais de comunicação nas redes sociais, pois é neste lugar que há uma conversa franca com os potenciais consumidores, de maneira humanizada. Logo, a presença digital possibilita a presença 24h com seu consumidor, além de possibilitar a expansão para outras partes do país e até do mundo.


4 – VALORIZAÇÃO DA MARCA

A internet possibilita que a marca transmita valores ligados à identidade por meio de diversas estratégias. Por exemplo, o Marketing de Conteúdo, que demonstra conhecimento e autoridade do negócio ou serviço.


5 – IMPULSIONA A VENDA DOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

O marketing digital tem ferramentas que podem auxiliar o impulsionamento do seu produto ou serviço, possibilitando o patrocínio de postagens e anúncios.


6 – MELHORA A EXPOSIÇÃO DO SEU PRODUTO NA INTERNET

Uma das ferramentas presentes no marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization), conhecida em português como otimização de site. Essa ferramenta permite que a página do seu negócio seja mais reconhecida e acessada quando o público fizer a busca pelo serviço de internet.


Dessa forma, com essas dicas e com a movimentação do mercado atualmente, fica evidente que é hora de pensar no desenvolvimento do marketing digital da sua empresa ou do seu negócio, ainda mais em um momento que requer cada vez mais a diminuição do contato físico. Logo, para se manter no mercado, que está cada vez mais concorrido e competitivo, é essencial e fundamental tornar a sua empresa presente nos meios digitais.